segunda-feira, 5 de maio de 2014

O que significa e de onde vem a palavra 'colportor'?

Prof. Dr. Walter Mendes


A palavra colportor significa o indivíduo ou vendedor que leva consigo livros (ou, mais raramente, outras mercadorias) para vender ou distribuir de porta em porta.

No meio protestante, o termo é usado para falar de vendedores de Bíblias, livros religiosos e folhetos a domicilio. Colportagem é o trabalho ou atividade feita pelo colportor. As informações são dos dicionários Michaelis e Caldas Aulete (brasileiros), Priberam e Porto Editora (portugueses); curiosamente, o Aurélio e o Houaiss (brasileiros) não registram a palavra.


Cartaz promocional da colportagem adventista
Etimologia da palavra

O termo vem do francês colporteur, verbo e substantivo que ainda se usa na França com dois sentidos:

1) algo parecido com nosso caixeiro-viajante e camelô: o mercador que oferece mercadorias a domicílio, seja nas cidades ou no campo, ou que transporta consigo essas mercadorias para vender. O nosso colportor de livros é apenas um de vários exemplos em francês e, talvez, o único que sobreviveu no português atual;

2) fofoqueiro: alguém que transmite informações, normalmente pejorativas como boatos e comentários maldosos, a outras pessoas. Por exemplo, diz-se em francês colportor de falsas notícias, colportar escândalos, andam colportando sobre você curiosas histórias. ATENÇÃO: esse segundo sentido NÃO é usado nem no português brasileiro nem no europeu (de Portugal).

A origem da palavra francesa colporteur vem do francês antigo porter au col: isto é, trazer/levar (porter) ao pescoço (col é a forma antiga de cou, pescoço). As informações foram colhidas nos dicionários franceses Petit Larousse e Petit Robert.




Share/Save

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO