terça-feira, 15 de abril de 2014

Qual o correto: 'americanos', 'norte-americanos' ou (argh!) 'estadunidenses'?



Prof. Dr. Walter Mendes

Estava lendo um artigo até interessante outro dia, mas perdi metade do interesse quando encontrei a palavra estadunidense no subtítulo. É tão difícil entender...




... que o nome do país "Estados Unidos da AMÉRICA", quer gostemos ou não, é AMÉRICA e seus habitantes são AMERICANOS?


... que existe a segunda opção norte-americano, consagrada pelo uso em português, embora seja inexato (por excluir os habitantes do México, Canadá e Groenlândia) e ineficaz já que os próprios canadenses chamam os vizinhos ao sul de... americanos?


... que o vizinho deles na fronteira ao sul do Rio Grande tem por nome oficial "Estados Unidos MEXICANOS" e que nosso país já foi designado por "Estados Unidos do BRASIL" nas cinco constituições republicanas de 1891 a 1967, mas nem por isso mexicanos e brasileiros jamais foram chamados de estadunidenses?


... que "Estados Unidos" não é não o nome do país, mas uma forma de organização política, reforçando a unidade territorial e o sistema federativo?


... que o contexto elimina a dúvida se estamos tratando do país (Congresso Americano) ou do continente (Jogos Pan-americanos)?


... que existe diferença entre América (sem S: o país) e AméricaS (com S: o continente formado pelas AméricaS do Norte, Central e do Sul)?


... que a atual Turquia já foi chamada de Ásia Menor na Antiguidade e Idade Média, mas nem por isso os demais habitantes do continente deixaram de ser asiáticos?


... que estadunidense tem motivação mais política do que linguística ou histórica, sendo um termo carregado de menosprezo e ódio ao povo e à política dos Estados Unidos, tendo fortes sentimentos de antiamericanismo nutridos por ideologias de esquerda?


Então, pessoal, usem preferencialmente americano – é o mais correto, preciso e sensato. Se acharem o termo muito restritivo, petulante ou desagradável, fiquem à vontade para dizer norte-americano. Deixe estadunidense para quem deseja, ainda que secreta ou inconscientemente, jogar uma bomba nuclear no Aeroporto JFK ou reerguer uma versão do Muro de Berlim no meio do mar entre Cuba e a Flórida.


Foto: Marinheiros americanos estendem uma enorme bandeira americana num campo, antes de um jogo de beisebol na Califórnia (EUA) || Mike Blake/Reuters || abril de 2013.



Prof. Dr. Walter Mendes

Share/Save

1 Comentário:

Fabiana Santos disse...

Muito obrigada pela informação!
Eu sempre utilizei norte americanos inconsciente da exclusão dos demais países que ficam na América do Norte.

Postar um comentário

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO